top of page
Consultando as leis

Com a palavra, nosso Presidente
Dr. Raimundo Hermes Barbosa

O sonho de resgatar este orgulho pela profissão de advogado esta totalmente relacionado a toda trajetória do nosso presidente da FADESP Brasil, Dr. Hermes Barbosa, Advogado, Jurisconsulto e especialista em Direito Penal.

Dr. Hermes, iniciou sua carreira desenvolvendo-se através de notável conhecimento, experiência e inteligência jurídica em todos os ramos do direito. Pós-Graduado pela Pontifícia Universidade Católica, sempre logrou grande êxito ao transcender os limites da vivência advocatícia, engajando-se em diversos segmentos políticos e administrativamente ligados aos interesses e cotidiano da advocacia como um todo.

Gabinete de advogado

Convidado pela Associação Comercial de São Paulo, exerceu com grande desenvoltura e dinamismo os três mandatos que lhe foram outorgados para o exercício da função de Conselheiro Distrital. Dando continuidade em sua batalha pela cidadania e justiça social, desenvolveu, e ainda desenvolve importante e honrado papel junto a Ordem dos OAB- Advogados de São Paulo, onde fora convocado para atuar como Conselheiro Representante da OAB na Fundação do Bem Estar do Menor – FEBEM.  Foi também Secretário e Vice-Presidente da Caixa dos Advogados do Estado de São Paulo, e ainda membro da Comissão de Prerrogativas, membro do Comissão de Estágio e Exame de Ordem, membro da Comissão de Direitos Humanos e coordenando a Sub-Comissão do Menor e participante da Comissão de Esportes e Lazer. Com o mesmo entusiasmo e senso de colaboração atuou como secretário Geral da OAB, sendo conclamado sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB.

Parede sala reunião 1.jpg

1998

1999

2001

2003

Sobre a FADESP

A FADESP Brasil – Federação das Associações de Advogados do Estado de São Paulo – tem sua origem no ano de 1998, em decorrência da necessidade de defesa da advocacia em sua incessante luta em prol do Estado Democrático de Direito, dos Valores Universais da Humanidade e dos Direitos Humanos. Naqueles dias, o advogado Raimundo Hermes Barbosa liderou um grupo de colegas paulistas que, unidos, resolveram iniciar e financiar um movimento de valorização da advocacia junto ao poder público e a população, inclusive, prestando assistência e serviços aos próprios advogados. A partir de 2020 o foco passou a ser “Resgatar o orgulho do Direito”, pois estamos em uma nova era onde o Bacharel e o Estagiário terão o olhar direcionado para eles. Buscamos incessantemente construir uma equipe altamente qualificada para acolher este público, usando o que existe de melhor em tecnologia e sistema de informação.

Formação da equipe e diretoria

Inconcientemente, este movimento passou a operar silenciosamente na advocacia paulista e recebeu várias adesões, tendo aos 15 de outubro de 1998, sido formalmente constituída nossa entidade, em cuja assembléia de fundação estavam presentes os advogados Raimundo Hermes Barbosa, Jorge do Nascimento, Aní­bal Monteiro de Castro, Fátima Lucia de Castro, Nelson Gonçalves Pena, Cí­cero Harada, José Luiz Toro da Silva, Durvalino Pí­colo, Antonio Padilha, Paulo Celso de Carvalho Moraes, Washington Corte Siqueira, Marcos José Bernadelli, Denerval Machado Rodrigues de Melo, Plí­nio Sarti, João Carlos Figueiredo, Ivon Ribeiro, Fábio Trombetti, Edson Francisco Furtado, Antonio Padilha, Diogo Rodrigues Filho, Luciene Ferreira Lacerda, Augusto Rocha Coelho, Jair Nunes da Rosa, Daniel de Campos, Cleusa Lavoura Lima, Débora Guimarães Barbosa, Helena Espósito, Eliana Luiza Nascimento de Carvalho e Maria Aparecida Figueiredo da Silva. De lá para cá, diuturnamente vem congregando os advogados e associações de advogados no Estado de São Paulo em uma pauta de conscientização e discussões totalmente voltada a estes propósitos originais de valorização da advocacia e do advogado.

Valor aos Advogados

Paralelamente, no judiciário, buscando valorizar os advogados em dificuldades financeiras, engajando-os no processo eleitoral da OAB – SP, nossa entidade impetrou mandado de segurança para assegurar o direito ao voto nas eleições locais, por parte do advogado inadimplente com a anuidade compulsória. Lutou em favor dos advogados contra o “apagão” da energia elétrica, pois, nossa entidade jamais admitirá limitação de infra-estrutura governamental ao munus público e função social da advocacia, tendo na oportunidade ajuizado competente ação civil pública. Está na qualidade de assistente do Órgão elaborador do diploma legal “ Código de Defesa do Consumidor, na Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI nº 2591/2001, que visa declarar a inconstitucionalidade formal da expressão “inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitáia, constante do artigo 3º., Parágrafo 2º., da Lei 8078/90. Enfrentou a mudança da carteira do advogado para garantir a identificação com a carteira histórica.

Fundação Clóvis Bevilaqua

Nos dias de hoje, vem travando luta intransigente contra a perseguição odiosa de advogados pelas autoridades públicas, tendo impetrado perante o Supremo Tribunal Federal competente Habeas Corpus em favor da advocacia, visando banir o “grampo” telefônico contra o advogado, que apesar de não acolhido, marca o iní­cio desta batalha que somente terminará quando se restabelecer o respeito e inviolabilidade do advogado, no exercí­cio de seu mister. Aos 30 de outubro de 2.003, a Fadesp instituiu a Fundação Clovis Bevilaqua, tendo como Presidente Sérgio de Azevedo Redó, Vice Presidente Durvalino Pí­collo, 2º Vice Presidente Sergio Roberto de Niemeyer Salles, Secretário Geral Everson Tobaruela, Secretária Adjunta Luciene Ferreira Lacerda, Tesoureiro Luis Augusto Zanoni dos Santos, Tesoureiro Adjunto Marcos José Bernardelli; como membros do Conselho Curador: Raimundo Hermes Barbosa, Débora Guimarães Barbosa, Everson Tobaruela, José Carlos Graça Wagner, Raimundo Sales Santos, Roberto Marques das Neves, Ronald de Amaral Kuntz, Edmund Rubie, Therezinha Zerbini, José Gaspar Ferraz de Campos, Ricardo Hasson Sayeg, Giulio Cesare Cortesi, Marino Pazzaglini Filho, Oswaldo Aristodemo Negrini Junior, Cassio Mesquita Barros; e Conselho Consultivo: Anderson Pomini, Aní­bal Monteiro de Castro, Benedito Marques Balouk Filho, Cí­cero Harada, Esdras Dantas de Souza, Fábio Marcos Bernardes Trombetti, Francisco Fernandes Cruz, Karin Sayeg, Luiz Riccetto Neto, Marcos Petito, Maria José P. da Silva ONeill, César Romão, Paulo Alves Esteves, Hamilton Ferreira e Denerval Machado de Melo.

bottom of page